Bayard Boiteux

Bayard Boiteux

O Professor Bayard Do Coutto Boiteux, especialista em Docência Superior, Marketing, Gestão do Turismo e Políticas de Segurança Pública, atualmente é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, preside o Site Consultoria em Turismo, é Gerente de Educação do Instituto Preservale, Diretor Geral do Instituto de Pesquisas e estudos do turismo do RJ e professor universitário.

fotobayardComeçou sua vida acadêmica aos 22 anos, quando lecionou pela primeira vez nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, e, tendo assumido a Chefia do Departamento de Turismo, 2 anos depois, quando também se tornou Diretor de Operações da Riotur, a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, onde é Técnico de Turismo. Já ocupou diversos cargos públicos, quando recebeu inúmeros prêmios, inclusive o Golden Helm, dado pelo Senado Alemão, considerado o Oscar do Turismo. Coordenou o curso de turismo da UniverCidade durante 22 anos. Prestou consultoria a inúmeras faculdades de turismo do País.

É Doutor Honoris Causa em Ciências Turísticas pela Universidade de Nápoles, Doutor em Direito da Cidade (Tese: Modelo de Segurança Turística para o Rio), Mestre em Educação, com ênfase em Turismo, Especialista em docência Superior, com inúmeros cursos no exterior nas áreas de Eventos, Marketing Turístico, Legislação Turística e Planejamento Turístico. É autor de 28 livros e de mais de 12.000 artigos publicados em jornais especializados e de grande porte no Brasil e no exterior. Já coordenou inúmeros eventos e criou projetos hoje considerados como fundamentais para o desenvolvimento turístico, como: Embaixadores do Rio, Conheça o Rio a pé, Rio Lindo, Rio Limpo, Incubadora de Novos Negócios Turísticos, o Programa Especial de Estruturação Turística dos Municípios, Programa de Conscientização Turística do Estado do Rio de Janeiro e Programa de Capacitação para as Forças de Segurança, para citar apenas alguns. Por falar fluentemente inglês, francês, alemão e espanhol, tem representado oficialmente o Brasil e o Rio de Janeiro, em grandes eventos do trade e de capacitação turística mundial.

É Consultor nacional e internacional nas áreas de Eventos, Capacitação, Planejamento e Marketing. Tem desenvolvido desde 2002 uma série de pesquisas no âmbito do turismo carioca, através do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo e da Hotelaria (IPETUR) da UniverCidade, que presidiu até dezembro de 2013. Hoje, continua o trabalho de pesquisas no Instituto de pesquisas e estudos do Turismo do RJ,que funciona em conjunto com a Fundação Cesgranrio e a Associação de Embaixadores de turismo do RJ. Conhece mais de 178 países e tem um acervo de 20.000 fotos, que expõe no Brasil e no exterior.

Entende que a construção de uma sociedade moderna, sustentável e democrática, passa pelo conceito da diversidade, do trabalho em grupo e da pluralidade de metodologias voltadas para a segmentação de produtos e empreendimentos.

Atualmente, preside também  o Canal de Turismo do Youtube, com mais de 75  vídeos, onde compartilha informações gratuitas em 3 segmentos: turismo em Foco, Depoimentos e Sentimentos.